quinta-feira, março 15, 2007


No passado fim-de-semana o Palácio do Freixo acolheu uma exposição de camélias. Foi uma oportunidade de rever o magnífico palácio que há alguns anos atrás eu e uma dúzia de pessoas tivemos o prazer de conhecer durante uma visita/aula guiada pelo arq. Fernando Távora, pouco tempo antes de abrir ao público após as obras de recuperação que sofreu a cargo deste arquitecto. Essa dúzia de pessoas que tal como eu nunca tinha entrado naquele palácio ficou deslumbrada e de queixo a arrastar pelo chão com tamanha beleza e principalmente pelas palavras sábias de um grande homem da arquitectura, que falava daquele lugar com um carinho especial visto os seus antepassados terem habitado naquele espaço.
Voltando à exposição de camélias, a ideia soou-nos bem sendo naquele espaço e com recital de música clássica a acompanhar, os ingredientes perfeitos estavam reunidos. As camélias sempre foram uma das minhas flores predilectas, inspirada pelos livros como a Dama das Camélias que li e reli muitas vezes, acho que é um dos livros que reli mais vezes. O que dizer da exposição!?.. Um conceito expositivo estranho, as flores foram cortadas das respectivas cameleiras e expostas sobre um tapete de relva artificial... inovador! O aspecto visual não era feio, apenas estranho.
Gostamos do recital do quarteto Scherzi Musicali, foi magnífico. Tenho video para partilhar e tudo, coloco em breve aqui no blog.
Segundo soube esta semana esta foi a última vez que o Palácio do Freixo teve as suas portas abertas ao público, vai passar para a rede de pousadas de Portugal e tornar-se uma unidade hoteleira.