quinta-feira, março 01, 2007


Na segunda-feira à noite fomos assistir a uma sessão do Fantasporto no Rivoli, a película Sketches of Frank Gehry, realizado por Sidney Pollack. Um filme sobre a vida do arquitecto Gehry e dos seus sketches, a forma como é odiado por alguns e adorado por muitos outros. Podemos observar a maneira peculiar com que ele trabalha, como ele vai esculpindo cada edifício e se vai apaixonando pelo objecto da criação, porque se tornam verdadeiras esculturas em escala monumental. É o caso do Museu Guggenheim em Bilbao, que já tive o prazer de visitar e que é realmente uma peça escultural magnífica. Dá vontade de percorrer cada milimetro com o olhar e ir descobrindo cada pormenor.
Adorei a casa onde ele vive já há muitos anos e que foi crescendo tornando-se quase num laboratório de experiências de arquitectura, onde se percebem as várias metamorfoses onde uma casa "normal" se transformou num ser do planeta Gehry.
É um arquitecto que admiro, porque vive intensamente cada obra que faz, tem um carinho especial por todas e que faz realmente o que ele quer.
Depois de assistir ao filme fica aquele formigueiro na mão e a vontade de desenhar!!