quarta-feira, agosto 02, 2006

Physallis


Desde que soube que este pequeno fruto, bonito e delicado, cresce entre os muitos cultivos do meu pai que tenho vindo a descobrir coisas fascinantes e deliciosas. Esta fruta exótica de travo ácido tem a parte comestível protegida por uma delicada folha seca, semelhante ao papel de arroz. Pende de arbustos que chegam a medir 2 metros de altura. Espalhado por praticamente todo o mundo é utilizado em diversas culturas para criar receitas exóticas como por exemplo no México onde é cultivada e consumida desde os tempos dos astecas e indispensável no preparo da típica salsa verde.
Este fim-de-semana decidi fazer a excelente combinação entre Physallis e chocolate de que tanto ouvi falar, e comprovei que é mesmo uma delícia! No sábado transformei-me numa espécie de Willie Wonka, (pus a banda sonora e tudo..hiihii..) para criar uns bombons muitos especiais. O fruto por si só já tem um ar de bombom envolto naquele invólucro delicado, então com o chocolate ...hummm.. penso que as imagens falam por si!! É realmente um fascinante contraste de cores e sabores! A próxima aventura será fazer a compota!!!

7 Comments:

Blogger Biskoita said...

Curioso.. também as tenho nos cultivos dos meus pais!

já agora, como as banhaste no chocolate? Gostava de experimentar!!

10:54 da manhã  
Blogger magnolias_forever said...

Olá Biskoita, bemvinda ao meu blog!
Posso garantir-te que foi uma verdadeira aventura, e cheguei à conclusão que no verão não é uma boa altura para fazer isto! Mas pronto, só se aprendem certas coisas fazendo, nao é verdade!
Então é assim: fiz uma calda de chocolate normal, como se faz para barrar um bolo por exemplo, abri aquele invólucro dos Physallis e mergulhei-os nessa calda (que não convém que esteja quente) e a parte mais dificil..... fazer com que o chocolate endurecesse!! Com o calor que tem estado era complicado, entao a solução foi coloca-los na arca frigorifica por uns segundos e depois conservá-los no frigorifico! Mas posso garantir que valeu a pena! É delicioso!
Bjinho e aparece sempre!

2:21 da tarde  
Blogger Mario said...

Ola :)

Quando formos jantar, tras algumas!
Ja provamos mas nunca com Xicolati!!!

Beijinhos

4:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Engraçado...nunca comi isto com chocolate, mas vou experimentar :P!

Bjs

2:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Duas correções: o que envolve o fruto não são folhas, são sépalas. As folhas são diferentes, maiores, verdes e se encontram por toda a planta. Outra: os mexicanos não poderiam usar a physallis ou lanterna chinesa ou cape gooseberry, pois na época dos astecas esta existia unicamente na na China e na malásia...tendo vido para o ocidente apenas no século XX.
Boa sorte
Kiwano

8:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá, desculpe meu mal jeito por aqui, mas esqueci minha senha, etc.. e tal, então vou mandar como anônima... mas gostaria de falar muito sobre a tal PHYSALLIS!!! ME responde no meu email, por favor, tá... : mtemte@uol.com.br, Gratíssima! Maria Teresa, santo andré,sp.

3:42 da manhã  
Blogger Manuela © said...

Por aqui nós chamamos-lhe tomate de capucho :)

É uma óptima ideia banhá-los em chocolate!

4:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home