segunda-feira, abril 04, 2005


let the world change you...

..........and you can change the world


Esta é a história antes da História, Ernesto antes de se tornar Che.
Vi apenas ontem este filme, mas ainda a tempo! Adorei o filme!
Esta é a viagem de Alberto e Ernesto, "amigos do peito", uma viagem sem norte e apenas em direcção ao norte, só com a aventura como destino, montados na "Poderosa", uma velha moto, ou à boleia. Foi nessa viagem de descoberta pela América Latina, da Argentina natal à Venezuela, passando pelo Chile, Peru e Colômbia, que o estudante de medicina que conhecia a América Latina e o mundo só dos livros que havia em casa dos pais, encontraria a sua vocação - decisiva foi a passagem pelo Chile, quando chocou contra as condições em que viviam os trabalhadores da indústria do cobre, que estava nas mãos de empresas americanas.
No dia em que fez 24 anos, em 1952, Ernesto Guevara atravessou um braço do Amazonas a nado, para mostrar que tinha encontrado a sua vocação. A partir daí começava Che.
É um filme que nos faz pensar em muitas coisas que continuam erradas, infelizmente. É bom pensar que existiram (existem!?) pessoas como Ernesto Guevara, que lutam por aquilo em que acreditam.

2 Comments:

Blogger gonn1000 said...

Yup, é uma das boas surpresas cinematográficas de 2004...Obrigado por me blinkares ;)

2:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu amei esse filme, acho que foi o filme que mais me marcou até hoje, ou pelo menos nos últimos anos.
O Gael Garcia Bernal é fantástico e quase que consegue chegar aos calcanhares do grande Che. Se há quem acredite em Deus, eu acredito nas filosofias do Che... por isso já podes imaginar como esse filme foi importante para mim. Já li vezes sem conta as suas palavras como se fossem um diário meu.
Sim, é bom pensar que já existiram pessoas assim... mas dói muito pensar na forma como elas desapareceram. Mas como ele próprio dizia: "Prefiero morir de pie que vivir siempre arrodillado!" (Prefiro morrer de pé do que viver sempre ajoelhado!)

Hasta SIEMPRE Comandante!


P.S. à bloguiana: Obrigada por este momento!
Beijinhos

12:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home